• Mariáh Cidral

TREND ALERT: COTTAGECORE

Read the article in English here.

Este artigo foi escrito por Mariáh Cidral para a agência de Trend Forecasting Promostyl.


A internet tem sido o palco para o surgimento de várias tendências estéticas, e a maioria delas acaba se tornando guias para o desenvolvimento de produtos alimentícios, de beleza, moda e design. Durante o primeiro trimestre de 2020, uma estética específica conquistou inúmeros adeptos: o Cottagecore.


UMA TENDÊNCIA QUE SURGE NAS REDES SOCIAIS

Plataformas online como Tumblr, TikTok e Instagram viram um aumento de postagens associadas à estética e, desde então, o mecanismo de pesquisa do Google Trends acompanha as inúmeras publicações.

Idealizando a vida agrícola em ordem para acalmar os nervos hiperestimulados, "Cottagecore" é uma estética baseada na idealização e romantização de uma vida simples no campo e elementos que envolvem sentimentos de nostalgia e calor, vistos especialmente nos livros infantis. A estética também pode ser identificada como Farmcore ou Countrycore, e seu nome vem do inglês, que significa "cabana" e núcleo, "centro" e blogs sobre essa estética envolvem um olhar centrado na natureza e na vida em casa, muito propício para hoje, criando uma paleta de cores focada em verde, marrom e amarelo.


UMA ESTÉTICA COM UMA MENSAGEM FORTE

No entanto, a idéia mais importante por trás dessa nova estética é sua associação com soluções para problemas ambientais, pois propõe o cuidado da natureza, dos animais e das pessoas ao nosso redor. Como resposta a tempos difíceis, o “Cottagecore” também é uma reação ao pós-minimalista, que às vezes parece austero e frio, enquanto a nova estética incentiva a culinária em casa, materiais naturais e rústicos, intimidade, jardinagem e trabalhos manuais.

Em termos mais práticos, estampas florais, malhas, bordados, vestidos folgados, linho e mangas bufantes continuam sendo as principais silhuetas e padrões a serem seguidos e, se você estiver interessado nessas novas tendências estéticas, aqui estão alguns outros exemplos de imagens explorando o tema.



0 visualização